Uma comitiva formada por 30 membros da Ordem Shrine Brasil Central visitou a Assembleia Legislativa na tarde da última terça-feira (28), em busca de apoio para construção do primeiro hospital especialista em ortopedia pediátrica de Cuiabá.

Ao presidente da Casa, deputado José Riva, o grupo apresentou um vídeo mostrando os tratamentos que são realizados nos 22 hospitais administrados pela Ordem, instalados nos USA, Canadá, México e Brasil. Também o grupo ainda apresentou as ações promovidas pelos membros para manter essas unidades a partir de doações de instituições, pessoas interessadas no projeto e verbas arrecadadas durante os eventos organizados pelos próprios Shrine.
O presidente José Riva parabenizou a iniciativa e garantiu que irá colaborar como político e cidadão para a implantação da unidade em Cuiabá. O parlamentar propôs a elaboração de um projeto para promover, dentro dos municípios mato-grossenses, a divulgação do trabalho realizado dentro dos hospitais da Shrine que tem como principal objetivo tratar crianças e adolescentes com até 18 anos de idade, portadoras de doenças graves, tais como medulares, ortopédicas, queimaduras e palatais.
“Mato Grosso é carente de hospital infantil. É gratificante saber que existem pessoas empenhadas em contribuir com outras que realmente precisam. Vamos trabalhar juntos nesta causa. Vamos divulgar a importância desse projeto em todo o estado”, garantiu Riva, ao acrescentar que a implantação do Shrine Hospital for Children of Cuiabá trará a “transformação na vida de jovens e adolescentes de Mato Grosso, América do Sul e outras partes do mundo”.
O presidente da Shrine Brasil Central, Cláudio Eduardo Sousa Lima, informou que o Governo do Estado já doou um terreno de 80 mil metros quadrados próximo ao prédio do Detran-MT, em Cuiabá, e que agora vai contar com a parceria da Assembleia Legislativa para obter o reconhecimento de utilidade pública. A obra deve ficar pronta em cinco anos e o valor aproximado é de 80 milhões de reais.
“Precisamos contar com homens de bem e com o apoio de representantes da sociedade para acelerar a construção do hospital. O deputado Riva se prontificou a participar da nossa próxima reunião de iniciação de novos membros, no dia 30 de maio”, destacou o presidente da Shrine.
O coordenador do Projeto Pró-Construção do Hospital Shrine Brasil Central da América do Sul, Antonio Kato, lembrou que a instituição é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como das mais importantes do planeta.
“Com a vinda do hospital para Cuiabá, a criança que hoje não tem condições de falar, movimentar, tomar água ou se alimentar, terá novas perspectivas de vida. Vale lembrar que enquanto não for construído o hospital, nós, da Ordem, trabalharemos para enviar as crianças que precisam de tratamento aos Estados Unidos. Agradecemos o deputado José Riva pelo apoio no projeto”, concluiu Kato.
SHRINERS INTERNACIONAL
O Shriners International é uma fraternidade baseada no companheirismo, diversão e nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade.
Existe cerca de 450 mil membros nos 191 templos (capítulos) nos EUA, Canadá, México e na República do Panamá. O Shriners Internacional apoia os Shriners Hospitals for Children (Hospitais Shriners para Crianças), sistema internacional com 22 hospitais dedicados aos cuidados de saúde das crianças, proporcionando atendimento pediátrico, investigação inovadora e excelente programas de ensino.
Desde 1922, os Hospitais Shriners para Crianças têm transformado significativamente a vida de pelo menos de 865 mil crianças.

Fonte: Circuito MT e CRM-MT.