Shriners e Maçonaria vão reativar Hospital São Thomé

Shriners e Maçonaria vão reativar Hospital São Thomé

O Hospital São Thomé, desativado no dia 19 de outubro de 2004, no bairro Consil, em Cuiabá (MT), será repassado ao Hikmat Shriners Internacional, ligado à Ordem Maçônica. Nesta quinta-feira (29), o governador Pedro Taques (PSDB), recebeu representantes das três potências maçônicas de Mato Grosso (GLEMT, GOE e GOB) para formalizar o acordo de ‘Sessão de Uso’. O Shriners devolveu ao Estado uma área de 86 mil metros quadrados, cedida em 2013, onde seria construído um hospital filantrópico infantil para portadores de doenças congênitas.

Hospital Shriner

Hospital Shriner

Na ocasião, o governador teve o aval técnico e jurídico dos secretários da Casa Civil (José Adolpho), Gestão (Julio Modesto), Saúde (Luiz Soares) e da Procuradoria-Geral do Estado. “Mato Grosso, o Brasil e a América do Sul precisam desse novo hospital”, referendou Taques. O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt), Geraldo Macedo, observou que, Inicialmente a unidade atenderá em ortopedia. “A intenção é ampliar o atendimento para tratamentos de queimaduras”, completou Geraldo. Toda a coordenação do projeto tem a supervisão do Instituto Green World For Children (GWC), que irá coordenar as ações para aquisição de recursos para a compra de equipamentos e adequação do prédio doado pelo Estado. Os hospitais filantrópicos Shriners tem o reconhecimento da Organização das Naçôes Unidas (ONU) tanto na qualidade e eficiência do atendimento, quanto na área de pesquisa médica.

O Potentado do Hikmat (sabedoria) Shiriners (santuário) em Mato Grosso, Antonio kato, expôs ao governador toda a estrutura e forma de atuação do grupo pelo Mundo. “Existem 22 hospitais Shriners especializados em pediatria nos Estados Unidos, México e Canadá”, destacou Kato. Ele observou que a unidade de Cuiabá será a primeira da América Latina e a intenção é que o hospital seja mantido exclusivamente com doações de maçons e da sociedade em geral. Para isso, foi desenvolvido um projeto de financiamento, que prevê o plantio de árvores para cada doação realizada, contribuindo também para a preservação do meio-ambiente.

Hospital Shriner no México

Hospital Shriner no México

Os hospitais Shriners, mantidos por maçons de todo o Mundo, atualmente são referências nas cirurgias ortopédicas infantis e também estão ligados a instituições de pesquisas de ponta, como a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. “Já estamos realizando cirurgias pelo Shriners em hospitais de Cuiabá. Agora, vamos correr contra o tempo e iniciar o novo hospital com o trabalho ambulatorial e avançar gradativamente. Os casos que não puderem ser resolvidos com nossos médicos parceiros, encaminharemos para atendimento gratuito em um dos hospitais Shriners dos Estados Unidos”, contou Genilton Nogueira, que foi o primeiro Pontentado do grupo em Mato Grosso. Em Cuiabá, médicos Shriners como o Dr. Marcelo Sandrin, tem se dedicado em atendimento e cirurgias nos hospitais Santa Helena, Santa Rosa e Santa Casa. “Na verdade, o Shriners já está atuando em Cuiabá há algum tempo. Agora, consolidamos essa iniciativa com o novo hospital”, argumentou Sandrin. Segundo Antonio kato, não foi definido se o nome “São Thomé” será mantido e a data de inicio dos trabalhos para efetivação do novo hospital.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *